Unemat abre chamada para eventos em plataformas digitais em tempos de quarentena

As propostas podem ser submetidas diretamente a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), a partir do dia 30 de março, e não precisarão tramitar nas instâncias de parecer e apreciação. Já os cursos e eventos, que não poderão ter cobrança de inscrições, deverão acontecer até o dia 30 de maio de 2020. E após a realização dos mesmos o coordenador deverá entregar o relatório final em até 30 dias.

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado abriu nesta semana edital para eventos e cursos  de extensão a serem oferecidos exclusivamente em plataformas digitais. O objetivo do edital é que acadêmicos, servidores técnicos-administrativos e docentes possam propor eventos e cursos a serem ministrados a distância durante o período em que vigora a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus.

O objetivo deste edital, conforme a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, é ampliar e potencializar os patamares de qualidade de ações propostas diante a pandemia. Além de aprofundar ações de orientação sobre cuidados pessoais e coletivos a respeito do Coronavírus.

O edital pode ser consultado em: http://portal.unemat.br/media/files/EDITAL%20004_2020%20Eventos%20e%20Cursos(2).pdf

Fonte: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/13042

Unemat mantém suspensão do calendário acadêmico até 30 de abril

Em alinhamento ao Decreto nº 432, do Governo do Estado, pulicado na noite dessa terça-feira (31/03), a Universidade do Estado de Mato Grosso mantém a suspensão do calendário acadêmico e das atividades administrativas não essenciais  até o dia 30 de abril, como medida complementar de enfrentamento à propagação do Covid-19.

A ampliação do prazo NÃO implica em cancelamento do semestre ou do ano letivo. Um novo calendário acadêmico será definido assim que a Universidade retornar desse período de excepcionalidade em função da saúde pública.

No período em que a Unemat estiver com as atividades suspensas, todos os prazos previstos no calendário acadêmico ficam TEMPORARIAMENTE interrompidos, o que inclui: aulas presenciais, novas chamadas do Sisu e o lançamento do edital do Vestibular próprio. Importante ressaltar que não há cancelamento das atividades, mas suspensão temporária.

RETORNO ÀS ATIVIDADES

A gestão da Unemat e o Comitê de Acompanhamento reforçam que, apesar do prazo de retorno previsto para o dia 30 de abril, a comunidade acadêmica deve ficar tranquilizada e evitar deslocamentos desnecessários. A instituição poderá inclusive, posteriormente, adequar o prazo ideal que permita o retorno dos alunos com segurança aos seus respectivos câmpus.

“Estamos acompanhando as medidas regulamentadas pelo Governo Federal e Estadual. A reitoria monitora diariamente todos os cenários, sob a ótica técnica, mantendo diálogo com os gestores de cada unidade da Unemat e se manifestará em tempo hábil sobre o retorno às atividades. Neste momento, pede-se cautela a todos. É muito importante ter uma especial atenção para a máxima segurança de toda a comunidade acadêmica, assim como para evitar prejuízo a qualquer atividade institucional”, afirmou o reitor Rodrigo Zanin.

Fonte: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/13044

Campus da Alta Floresta, é contemplado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) como Ponto de Inclusão Digital, através do Programa de Formação de Agentes de Inclusão Digital

      O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou nesta segunda (23 de março) no Diário Oficial o resultado preliminar do edital para Pontos de Inclusão Digitais – PID's  participantes do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid).

     O campus de Alta Floresta foi contemplado, e poderá contar com a contratação de bolsistas para atuar nas atividades que serão realizadas pelo CATIS, envolvendo as comunidades interna e externa.

      O próximo passo do Departamento de Inclusão Digital - DEIDI é abrir o período de inscrição de candidatos pelos PID’s.

      Os participantes do curso denominados monitores-bolsistas serão indicados pelos Telecentros e receberão uma bolsa de R$ 400,00 mensais. Além de participar do curso (que inclui a elaboração de um projeto junto à comunidade onde está inserido o Telecentro), dedicarão 2 horas diárias ao atendimento no próprio Telecentro.

      A expectativa é que os jovens iniciem a capacitação em Maio, com duração de 10 meses. A duração total do projeto é de 24 meses.

      Durante a capacitação, os selecionados receberão uma bolsa para atuar como monitor no telecentro, ajudando os usuários da comunidade. Ao final do programa, ele deve desenvolver um projeto voltado à população com foco na melhoria dos serviços prestados pelo telecentro ou no estímulo ao uso dos serviços de governo eletrônico.

      A coordenação do Ponto de Inclusão Digital, ficará a cargo do servidor Ataídes Ribeiro Cruz, do Setor de TI.

Por Assessoria de Comunicação

Unemat divulga sexta e última chamada pelo SiSU

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou nesta quinta-feira, 19 de março, a relação de candidatos aprovados e classificados na sexta e última chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O resultado pode ser conferido clicando aqui.

Os aprovados em sexta chamada devem realizar as pré-matrículas a partir de amanhã, sexta-feira, 20 de março. As pré-matrículas também podem ser realizadas na segunda-feira, 23 de março. O procedimento foi determinado em razão da suspensão de atividades devido à pandemia do Covid-19 (Corornavírus), que pode ser explicado clicando aqui. A matrícula será confirmada após o retorno das atividades.

Os aprovados que não realizarem a pré-matrícula serão desclassificados e as vagas serão oferecidas em quinta chamada para os candidatos na lista de espera.

Para ingresso no primeiro semestre de 2020, a Unemat utiliza as notas do Enem/SiSU. São oferecidas 2.420 vagas em 60 cursos de graduação presenciais, desenvolvidos em 11 câmpus, em todas as regiões do Estado de Mato Grosso.

A Unemat reserva 60% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas e 40% das vagas para ampla concorrência. Dentro das vagas para escola pública, estão inseridas cotas negros, indígenas e pessoas com deficiência (PCD).

Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pela Unemat, clique aqui.

Para conferir os documentos necessários para a matrícula, clique aqui.

Para obter o endereço e o contato da SAA de cada câmpus, clique aqui.

Fonte: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/13034

Assinar este feed RSS