Nota Técnica nº 03 Panorama atual da Covid-19 em Alta Floresta, MT.

Como resultado do Projeto de extensão “Mapeamento e monitoramento da Covid-19 e Dengue em MT” de Portaria 803/2020 vinculado à Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias, do Câmpus Universitário de Alta Floresta, Universidade do Estado de Mato Grosso a equipe que é composta por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento publica a terceira nota técnica.

Esta Nota Técnica visa compartilhar produtos do projeto que consta da compilação e consolidação de dados, espacialização e apresentação gráfica do número de casos, da incidência da Covid-19 e da modelagem matemática, com a colaboração do corpo técnico da Vigilância Epidemiológica e Ponto Focal COVID-19 do Município de Alta Floresta que fornecem os dados para a análise e auxiliam na avaliação dos resultados.

Trata-se de uma breve análise da distribuição e do comportamento epidemiológico da COVID-19 no Estado de Mato Grosso, da região que faz parte do Escritório Regional de Saúde - ERS do Alto Tapajós, composto de seis municípios: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta (Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Tapajós), aqui chamado de Região de Saúde do Alto Tapajós (conforme Boletim do Estado), mais detalhadamente em Alta Floresta.

O objetivo dessa ação é contribuir com o poder público nas ações preventivas e critérios normativos para o controle da disseminação do referente vírus e prevenção, controle e monitoramento dos casos do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) no Estado e na cidade, considerando que a evolução da pandemia é dinâmica e heterogênea em cada município ou território, contribuindo para o entendimento da situação epidemiológica de Alta Floresta, a partir da análise dos dados.

É possível acessar todas as notas técnicas utilizando o link abaixo

http://altafloresta.unemat.br/index.php/mapeamento-e-monitoramento-da-covid-19-dengue-em-mt

 

UNEMAT DE Alta Floresta participa de pesquisa para criação de vacina oral contra o coronavírus

Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) integra rede de pesquisa que estuda aspectos clínicos e microbiológicos do novo coronavírus. O projeto é amplo e tem três objetivos principais. O primeiro deles é a produção de uma vacina oral, segura e viável, para prevenção da Covid-19, utilizando bactérias benéficas aos seres humanos. Os outros objetivos visam estudar o conjunto de microrganismos do trato respiratório de pessoas infectadas, além de identificar os diferentes tipos virais circulantes na região de Juiz de Fora (MG).

Em Mato Grosso, o projeto tem a participação da professora vinculada ao Câmpus da Unemat de Alta Floresta, Julliane Dutra Medeiros, doutora em Genética, com pós-doutorado em Microbiologia. Sua atuação no projeto será nas análises de dados com a utilização de ferramentas computacionais (área conhecida como bioinformática). A pesquisadora ajudará na análise do material genético do novo coronavírus na busca por candidatos para a vacina, além da análise do DNA das bactérias presentes no trato respiratório. 

A professora lembrou que, neste momento de pandemia, é muito importante unir forças e mostrar para a sociedade o papel da ciência nacional de qualidade. “Esse projeto é muito importante para a ciência brasileira porque é uma iniciativa 100% nacional, com atuação de pesquisadores de diversas instituições públicas de vários estados. A estratégia metodológica que a gente pretende utilizar é diferente das atuais vacinas que estão em fases mais avançadas mas, mesmo assim, ela tem um potencial bem importante”, disse Julliane.

VACINA ORAL- O coordenador do projeto e professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, Cláudio Galuppo Diniz, explica que, inicialmente, bactérias benéficas aos seres humanos serão modificadas em laboratório por meio de métodos de engenharia genética. Depois, pela via oral, a vacina deverá apresentar ao corpo humano as estruturas do novo coronavírus. O sucesso será observado quando, após essa introdução, o corpo desenvolver imunidade à Covid-19. 

“Mesmo vacinas em pesquisas mais adiantadas usando essas outras estratégias não alcançaram sucesso até o momento, e não temos garantia que funcionarão. Logo, precisamos de muita gente nessa corrida científica e tecnológica, testando diferentes estratégias vacinais porque, em algum momento, um grupo de pesquisadores vai acertar e toda a sociedade ganha”, afirmou Diniz em entrevista recente. (Veja entrevista completa do prof. Cláudio Galuppo Diniz, publicada no site da UFJF).

OUTRAS FRENTES CIENTÍFICAS- Além do desenvolvimento da vacina oral, o grupo trabalha em mais duas frentes científicas. Uma delas dedica-se à comparação da estrutura da microbiota do trato respiratório superior de pacientes diagnosticados com a Covid-19, não apenas para a compreensão sobre a evolução da doença, mas também para a criação de estratégias terapêuticas que resultem em melhores prognósticos em casos graves da doença.

A outra frente pesquisa novas variáveis de coronavírus circulantes em escala local, em busca da compreensão de aspectos epidemiológicos e biológicos virais na região da Zona da Mata de Minas Gerais.

REDE DE PESQUISA- O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Cláudio Galuppo Diniz (UFJF), e conta com os pesquisadores Vânia Silva, Alessandra Machado, Aripuanã Watanabe e Vanessa Dias, do Centro de Estudos em Microbiologia (Cemic/UFJF), além de pesquisadores vinculados à Universidade do Estado de Mato Grosso (Julliane Dutra Medeiros), Embrapa Gado de Leite (Marta Martins) e Universidade de São Paulo (Charlys da Costa). A pesquisa tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

Live: Direção do Campus explica o retorno às aulas, de forma remota

A Diretora Política Pedagógica e Financeira, Profª Ivone Vieira da Silva juntamente com os gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus de Alta Floresta realiza na próxima quarta-feira dia 08/07 às 18:00 uma live com a comunidade acadêmica para discutir o retorno às aulas, de forma remota, a partir do dia 10 de agosto.

Para participar da live é necessário entrar no link abaixo https://www.youtube.com/watch?v=Fw17ruTM08Q

Em caráter excepcional, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Unemat aprovou a oferta de componentes curriculares por meio de tecnologia de informação e comunicação, meios digitais e demais modalidades remotas, de forma emergencial, enquanto durar a situação de pandemia. As resoluções foram aprovadas, após intensos debates, realizados de forma on-line, ao longo da última semana.

Acesse http://bbg.unemat.br/ e saiba mais!

Links para acessar as resoluções aprovadas:

http://www.unemat.br/legislacao/index.php?id_res=4327

http://www.unemat.br/legislacao/index.php?id_res=4326

Roda de Conversa on-line que tratará da "Atualização do cenário da COVID-19 em Alta Floresta"

A emergência da pandemia do novo coronavírus deslocou os focos de atenção dediversos setores. As instituições educacionais e de pesquisa modificaram intensamente as suas rotinas. Isso pôde ser verificado na UNEMAT, instituição que assumiu, dentre outras, o compromisso de produzir conhecimentos e divulgar informações que contribuem para que os gestores públicos e a população compreendam o que está acontecendo e, de posse dessas informações, melhorem a eficácia de suas ações.

Duas iniciativas se destacam nesse sentido: (i) as ações do projeto Mapeamento e monitoramento da covid-19 e dengue em MT, que atua junto ao poder público na compreensão do cenário e no fomento de informações que subsidiam a tomada de decisão; e (ii) o envolvimento do Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia (NAFA), na geração de conhecimento e organização de rodas de conversa on-line (lives).
A primeira roda de conversa on-line que abordou a pandemia ocorreu no dia 13 de maio, foi organizada a partir de uma parceria com o Hospital Regional e, no YouTube, foi assistida por mais de 650 pessoas.

A segunda ocorreu no dia 17 de junho e resultou de uma cooperação com a professora Fernanda Silva, do IFMT, a Polícia Militar e a Defensoria Publica, tendo como tema, mulheres em situação de violência em tempos de pandemia.

A terceira roda de conversa será realizada no dia 09 de julho. Trata-se de uma articulação com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Regional, que envolve o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de atualizar a população local quanto à situação atual da epidemia no município. Serão abordados temas relacionados à prevenção, diagnóstico, pronto socorro e tratamento. Além disso, falaremos sobre os boletins epidemiológicos e as ações institucionais em cursos nesse momento.

A conversa será transmitida pelo canal do NAFA no YouTube e as perguntas lançadas pelos participantes, no chat, serão, na medida do possível, repassadas aos nossos convidados.
Desejamos, com essa atividade, cumprir mais uma vez o papel de instituição geradora e disseminadora de conhecimento, que tem como missão “contribuir com a sustentabilidade e com a consolidação de uma sociedade mais humana e democrática”.

⚠️ É NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (dia 09/07) ⚠️

Roda de Conversa on-line que tratará da "Atualização do cenário da COVID-19 em Alta Floresta"

Convidados:

➡️ Sidney Leal - Enfermeiro e Coordenador da Vigilância Epidemiológica
➡️ Lígia Piton - Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica
➡️ Fábio Francoly - Enfermeiro Estratégico da Atenção Básica
➡️ Dr. Misael Camargo da Silva - Médico da Saúde da Família
➡️ Ranie Pereira Sousa - Comandante Regional VII e comandante da 7ª CIBM de Alta Floresta
➡️ Miriam Godinho Ferreira de Melo - Enfermeira Superintendente Financeiro e Administrativo do Hospital Regional
➡️ Lucielle Lírio Nonnenmacher - Enfermeira do Núcleo do Interno de Regulação do Hospital Regional


Mediadora:

➡️ Profa. Dra. Marla Weihs - Bióloga, Professora da UNEMAT, Campus de Alta Floresta

A conversa iniciará às 16h – horário de Mato Grosso – e 17h – horário de Brasília, no canal do NAFA no Youtube. Para ser avisado sobre o início da live basta inscrever-se no canal e ativar as notificações (https://www.youtube.com/channel/UCA9NcJdTejHZn5WgEd67czg).

 

  • Publicado em Eventos
Assinar este feed RSS