Com 188 participantes, Unemat realiza 8º Encontro de Formação

Realizada de segunda (4) a quarta-feira (6) na Cidade Universitária do Câmpus de Cáceres, a 8ª edição do Encontro de Formação de Gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reuniu 188 gestores e servidores discutindo o tema ‘Integrando novas perspectivas na graduação’.

Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) visando a capacitação dos responsáveis pela gestão da Universidade, o Encontro reúne gestores de diversas instâncias da Unemat: coordenadores dos cursos de oferta contínua, diretores das faculdades, um membro de cada Núcleo Docente Estruturante (NDE), diretores administrativos e diretores político-pedagógico e financeiros dos câmpus e pró-reitores, além do reitor, Rodrigo Bruno Zanin, e da vice-reitora, Nilce Maria da Silva.

Orientações técnicas

Durante o encontro, foram realizados painéis de orientações técnica pela Pró-Reitorias e outros órgãos administrativos da Universidade.

A Proeg abordou evasão e permanência, a regulação de cursos e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de apresentarem a Instrução Normativa. As Diretorias de Gestão de Bacharelados (DGB) e de Licenciaturas (DGL) da Proeg orientaram os gestores sobre atribuição docente.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) apresentou números e atualizações de legislações, ações da pesquisa e planejamento e estratégias para a pós-graduação. Em conjunto, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a Proeg discutiram a creditação da extensão. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) abordou o envolvimento, a corresponsabilidade e o engajamento nos assuntos estudantis no espaço universitário.

A Pró-Reitoria de Administração (Prad) explanou sobre a Lei Complementar Nº 600/2017 e regras de contratações e editais, bem como cadeia de valor e mapeamento de pessoas. A Diretor Administrativo de Desenvolvimento Organizacional (Dado) da Prad passou orientações técnicas sobre protocolos.

A Pró-Reitoria de Gestão Financeira (PGF) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI) apresentaram a situação financeira e orçamentária da Universidade. A Direção de Tecnologia da Informação da Unemat (TIU) da PRPTI falou com os gestores sobre a implantação de novos sistemas de tecnologia da informação na Instituição.

A Supervisão de Comunicação Institucional abordou o desenvolvimento da Política de Comunicação da Unemat, bem como os resultados de divulgação das ações da Instituição em 2019.

Palestras

Além das orientações técnicas, os gestores também participaram de quatro palestras sobre graduação, gestão e integração.

A palestra inaugural, realizada na manhã da segunda-feira, foi ministrada pela ex-reitora da Unemat e atual presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT), Ana Maria di Renzo, que abordou os desafios do Ensino Superior em Mato Grosso. Ana Di Renzo é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com período sanduíche em História das Teorias Linguísticas na Escola Superior de Lyon, na França, mestre em Linguística pela Unicamp e graduada em Letras pela Universidade Paranaense (Unipar). Além de reitora e membro do CEE, Ana também já atuou como pró-reitora de Ensino de Graduação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) na Unemat.

Na manhã da terça-feira, o professor Klaus Werner Capelle falou aos gestores sobre os desafios para as universidades no Século XXI e sobre a experiência inovadora realizada pela Universidade Federal do ABC (UFABC), onde foi reitor e pró-reitor de Pesquisa. De nacionalidade alemã, Capelle é pós-doutor em Física da Matéria Condensada e Estrutura Eletrônica pela Universidade de São Paulo (USP), doutor, mestre e graduado em Física pela Universidade de Würzburg, na Alemanha, além de possuir mestrado em Física pela Universidade do Novo México em Albuquerque, no Estados Unidos.

Na tarde da terça-feira, o professor Peter Alexander Bleinroth Schulz ministrou a palestra ‘Uma faculdade, seis cursos e nenhum departamento’, sobre a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, da qual foi direitor. Pós-doutor em Ciências Exatas e da Terra pelo Instituto Max Planck de Pesquisa do Estado Sólido, na Alemanha, Schulz é doutor, mestre e graduado em Física pela Unicamp, além de também possuir doutorado em Física pela Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha.

O último dia de evento contou com palestra da professora Ana Inês Sousa, falando sobre a experiência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a inserção da extensão universitária nos currículos de graduação. Ana Inês é doutora em Saúde da Criança e da Mulher, mestra em Saúde Pública e especialista em Pneumologia Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFRJ. Atualmente a professora atua na Pró-Reitoria de Extensão da Federal fluminense.

Fonte: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/12814

Gestores do Câmpus de Alta Floresta participam do 8º encontro de formação de gestores da UNEMAT na cidade de Cáceres

      Entre os dias 4 a 6 de novembro, os gestores dos Câmpus da Unemat de Alta Floresta, participaram da 8ª edição do Encontro de Formação de Gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso, no município de Cáceres, tendo como tema: “Integrando novas perspectivas na graduação”.

      Participaram do evento o Diretor Político-Pedagógico e Financeiro e representante do Curso de Agronomia, Prof. Gustavo Caione, a Diretora Administrativa Clerinéia Araldi Krüger, a representante do NDE do Curso de Ciências Biológicas, Profª Rosane Rosa Duarte Seluschineski, a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Profª Marluce Francisca Hrycyk, representando o Curso de Direito, o Prof. Humberto Massahiro Nanaka e representando o Curso de Engenharia Florestal o Prof. Júlio César Wojciechowski.

      O evento foi planejado pela Pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEG) com o objetivo de realizar a capacitação dos gestores da UNEMAT, de todos os setores assim representados: coordenadores dos cursos, diretores das faculdade, Núcleo Docente Estruturante (NDE), diretores administrativos, diretores político-pedagógico e financeiros dos Câmpus e pró-reitores, também o reitor, Rodrigo Bruno Zanin, e a vice-reitora, Nilce Maria da Silva.

      O Câmpus de Alta Floresta esteve presente neste evento na perspectiva de eventuais mudanças significativas que possam contribuir para melhoria ao atendimento das demandas e na qualidade do ensino.

     O Diretor Político-Pedagógico e Financeiro do Câmpus de Alta Floresta ressaltou “que o mundo passa por um momento que necessita renovações e atualizações nos modelos tradicionais de ensino. Diante disso, buscando cada vez mais ser referência no ensino, ofertando cursos de excelência, onde o aluno é o nosso maior patrimônio, a Unemat vem com um planejamento de reestruturação e atualização das matrizes curriculares dos cursos. Portanto, o evento foi muito importante, sendo um momento de aprendizado, reflexões e discussões”, completou o Prof. Gustavo Caione.

EDITAL Nº 012/2019 está com inscrições abertas para eleger as Coordenações do CEPTAM e CEBIAM

O Câmpus Universitário de Alta Floresta está com inscrições abertas para o EDITAL Nº 012/2019 para eleger as Coordenações do CEPTAM e CEBIAM.

As inscrições dos candidatos serão realizadas junto à Comissão Eleitoral, instalada na Secretaria Acadêmica – UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta, sito à Av. Rogério Silva, s/no. – Bairro Jardim Flamboyant, Alta Floresta/MT, no período de 05 a 12 de novembro de 13:00 h a 17:00 h.

As eleições para Coordenadores do CEPTAM e do CEBIAM serão realizadas no dia 04 de dezembro de 2019, entre 13:30 e 17:00 h, na Sala de Recepção do CEPTAM, na UNEMAT – Campus Alta Floresta (Campus II).

Para concorrer aos cargos de Coordenador CEPTAM ou Coordenador do CEBIAM  é preciso ser servidor docente efetivo da Unemat, lotado no câmpus de Alta Floresta, e membro do respectivo Centro ao qual está concorrendo. O período de campanha eleitoral será entre um dia após o deferimento da candidatura e um dia antes da eleição.

Os coordenadores do CEPTAM e CEBIAM serão eleitos pelos membros de cada Centro. O voto é direto e secreto. O mandato é de dois anos a partir de 09/12/2019.

Acesse o edital no link a seguir

EDITAL Nº 12 CEPTAM, CEBIAM

EDITAL COMPLEMENTAR 001/2019 AO EDITAL Nº 012/2019

 

I Simpósio Mato-Grossense de Genética e Melhoramento de Plantas foi realizado em Alta Floresta-MT

      O I Simpósio Mato-grossense em Genética e Melhoramento de Plantas ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro de 2019 no Museu de História Natural de Alta Floresta - MT. Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, com o principal objetivo de promover interação entre diferentes comunidades e difundir o programa e conhecimento dentro da área de genética e melhoramento de plantas.

      O evento contou com 134 inscrições e 81 trabalhos que estavam divididos em quatro categorias, Genética Vegetal, Melhoramento de Plantas, Recursos Genéticos e Genética e Ensino. De cada categoria por meio por avaliadores, foram selecionados os dois melhores trabalhos e dentre estes o primeiro lugar foi contemplado com um pendrive como prêmio.

      Durante o evento tivemos palestrantes da Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal Rural de Pernambuco, EMBRAPA Agrossilvipastoril, Universidade Federal de Lavras e Universidade de Algarve (Portugal). Foram abordados temas como: Ferramentas da biotecnologia, melhoramento florestal e suas perspectivas, melhoramento do sorgo, conservação e recursos da mandioca, o melhoramento na sua atualidade e perspectivas e os impactos do melhoramento no século 21.

      Tivemos a oferta de quatro minicursos, Os desafios da cultura de tecidos e as oportunidades para os profissionais das ciências agrárias e biológicas,Sistema estatístico e seleção genética computadorizada: SELEGEN-REML/BLUP; Citogenética: Estratégias alternativas para ensino e Introdução ao AutoCAD e seus fins para o melhoramento de plantas. O evento foi prestigiado por diferentes categorias de público, desde alunos de graduação, pós-graduação docentes de graduação, docentes de ensino médio e fundamental. Foi um momento valioso pela troca de informações e reflexão sobre os conhecimentos dentro da área tratada. Servindo de base para novas perspectivas de projetos e discussões. E ainda parcerias para trabalhos futuros.

Assinar este feed RSS