História

Localizado a 800 km de Cuiabá, na região norte do Estado de Mato Grosso - “Portal da Amazônia”, o Campus Universitário de Alta Floresta foi criado como Núcleo de Ensino Superior de Alta Floresta através do Decreto Estadual nº 646, publicado no DOE n. 20.768 em 23 de setembro de 1991, com a finalidade de promover a universalização das oportunidades de acesso ao ensino superior e profissional na região geo-educacional de Alta Floresta, bem como contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável das riquezas naturais do Estado de Mato Grosso.
O primeiro Curso ofertado pelo Núcleo de Ensino Superior de Alta Floresta foi o de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, com ingresso em 1992/1, com a finalidade de promover a formação de professores, bem como estudar, conhecer e desenvolver pesquisas sobre a biodiversidade da Amazônia Meridional.
Em 2001 foram implantados os cursos de Bacharelado em Agronomia e em Engenharia Florestal, em atendimento a necessidade de explorar a fronteira agrícola no norte mato-grossense, o manejo florestal e a recuperação de áreas degradadas.
Em 2012, atendendo às reivindicações da população do município de Alta Floresta, o Câmpus passa a ofertar o Curso de Bacharelado em Direito.
Consolidada a implantação dos Cursos de graduação, o Campus de Alta Floresta oferta, atualmente de forma contínua, os Cursos de Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (noturno); Curso de Bacharelado em Agronomia (integral); o Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal (noturno) e Bacharelado em Direito (noturno).
Além dos cursos de Graduação, o Campus de Alta Floresta oferta o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Agroecossitemas Amazônicos – PPGBioAgro; o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas – PGMP (Multicampi) e; o Doutorado em rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (PPGBionorte).
Localizado em uma região em desenvolvimento, caracterizada pela rica biodiversidade, apresentada pela Floresta Amazônica, o Campus Universitário de Alta Floresta tem como papel principal o estudo das problemáticas sociais e dos fenômenos físico-ambientais, procurando articular estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento sustentado e solidário da sociedade mato-grossense, firmando então o compromisso social da Universidade do Estado de Mato Grosso.
O Campus Universitário de Alta Floresta possui três estruturas, sendo: Unidade I - Localizada na Rodovia MT 208, Km 146 - Bairro Jardim Tropical, Unidade II - Localizada na Perimetral Rogério Silva, nº 4.930 - Bairro Jardim Flamboyant e o Museu de História Natural de Alta Floresta - Localizado na Avenida Ariosto da Riva, nº 3075 - Centro.
Unidade I
Unidade II
Museu de História Natural de Alta Floresta