TANGARÁ DA SERRA

Unemat comemora 30 anos do câmpus de Tangará da Serra

Ao longo dos seus 30 anos, o câmpus de Tangará da Serra formou 5.761 profissionais

Por John Muller (estudante de Jornalismo), sob supervisão de Danielle Tavares
03/04/2025

(Foto: John Muller, acadêmico de Jornalismo)

O câmpus de Tangará da Serra, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), comemora 30 anos de criação, nessa quarta-feira (02.04). E para marcar a data, foi realizada a Feira de Extensão, espaço em que a comunidade do município pôde visitar e conhecer as atividades realizadas pela Instituição.

Mais de mil pessoas, das quais 600 alunos da rede básica de ensino, visitaram a Universidade durante todo o dia, com uma maratona de atividades que uniu conhecimento científico e muita diversão.

 

Além das ações de extensão, já oferecidas no câmpus, foram desenvolvidas mais 47, especialmente para as comemorações. Na programação, palestras, cursos, mostras científicas, visitação aos laboratórios da Unemat, Carreta do MT Ciências, Caminhão da Extensão e apresentações culturais.

 

 

Universidade pública e gratuita, patrimônio do povo de Mato Grosso. Ao longo dos seus 30 anos, o câmpus de Tangará da Serra formou 5.761 profissionais. 

O Diretor Político-pedagógico e Financeiro da unidade regional, Ariel Lopes, tem sua vida ligada à instituição de forma profunda. Formado em Ciências Contábeis no ano de 1994, tornou-se professor da instituição pouco tempo depois, em 1998.

Sobre o futuro do câmpus, o diretor destaca o sonho em transformá-lo em uma cidade universitária. “Hoje a Unemat de Tangará da Serra tem 48 hectares. Queremos que a instituição tenha uma praça poliesportiva, centro de eventos, centro de formação tecnológica, que já está para ser construído, e um centro de fruticultura. O desejo é que a sociedade e os acadêmicos tenham satisfação em estar no campus e se divertir nele”, reforça Lopes.

 

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, reforça que “se conseguirmos duplicar o que já temos hoje, teremos feito um grande serviço para o Estado de Mato Grosso. Pode ter certeza de que, daqui 30 anos, veremos o câmpus de Tangará da Serra maior e mais forte do que já temos hoje, com pessoas de todo o Brasil, de todas as cores, para trabalhar e estudar aqui com a gente. Parabéns para vocês!”.

O Secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Allan Kardec, que também participou da celebração, destacou o trabalho realizado ao longo dos anos. “Junto à professora Vera e o professor Ariel, a gente pôde ver quantos projetos fantásticos já foram e estão sendo realizados em Tangará da Serra”, afirmou.

 

SOBRE O CÂMPUS

No dia 2 de abril de 1995, é fundada em Tangará da Serra, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os primeiros cursos superiores ofertados na cidade foram: Administração, Ciências Contábeis e Letras. Outros cursos passaram a ser oferecidos gradativamente. Em 2001 chegaram os cursos de Ciências Biológicas e Agronomia. Enfermagem chega em 2006, Engenharia Civil em 2013, Jornalismo em 2017 e o mais novo curso, Gestão e Inovação em Agronegócio, chega em 2024.

No ano de 2017, o campus recebe o nome de Eugênio Carlos Stieler, em homenagem a um dos professores pioneiros na cidade. Eugênio formou-se em Matemática, e desde a fundação do campus, em 1995, atuou como professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Universidade pública e gratuita, a Unemat tem sido referência no ensino superior não só para Tangará da Serra, mas todas as cidades da região. Atuando de forma estendida, o câmpus já ofertou cursos superiores em Sapezal, Campo Novo do Parecis e Campos de Júlio. Além de ir a essas cidades, também recebe, na sua sede, alunos de Nova Olímpia, Barra do Bugres e Aripuanã.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!